quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Biologia


Sistema Digestório
O sistema digestório é responsável pela transformação dos alimentos em partículas pequenas, que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de transformações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório denominado digestão.
Esse processo, que é realizado por enzimas, resulta nos principais nutrientes para a manutenção da vida: aminoácidos, ácidos graxos, glicerol e frutose.

O sistema digestório é constituído pelo aparelho digestório e pelas glândulas anexas. O aparelho digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, e intestino. As glândulas anexas são as salivares e o pâncreas.
Na boca a língua e os dentes têm a função de triturar os alimentos para facilitar sua deglutinação, transporte e posterior digestão. Na boca tem o inicio a digestão química por ação de enzimas (alfa-amilase ou ptialina), sendo daí impulsionado pela língua, os alimentos seguem para a faringe e depois para o esôfago, este órgão tem paredes musculares de cujas contrações resultam os movimentos peristálticos, que permitem aos alimentos movimentar-se em direção do estômago.
Os alimentos passam do esôfago ao estomago através da válvula cárdia, que tem a função de impedir o refluxo de alimentos para o esôfago durante as contrações estomacais. No estomago, os alimentos sofrem a ação do suco gástrico, formado o bolo alimentar ou quimo. O processo da digestão é realizado por ação de enzimas. O suco gástrico é composto por muco, ácido clórico e pela enzima.
Do estomago o alimento vai para o intestino, passando pela válvula piloro que, com a cárdia, impede o seu refluxo, agora para o estomago. O intestino divide-se em delgado e grosso. O delgado subdivide-se em duodeno, jejuno e íleo, o grosso, em ceco, colo e reto.
No intestino, os alimentos sofrem a ação do suco entérico, do suco pancreático e da bile. O suco entérico é produzido pela parede intestinal e possui as enzimas sacarase, maltase, lactase e polipeptidases. O pancreático é produzido pelo pâncreas e possui as enzimas tripsina, amilase pancreática e lípase pancreática. A bile é produzida pelo fígado e não apresenta enzimas digestivas; sua função é quebrar as gotas de gorduras em partes menores, facilitando assim sua absorção.
A ação dos sucos e da bile ocorre mo duodeno, onde se completa a digestão. Os nutrientes obtidos são absorvidos pela parede intestinal. Os restos seguem para o intestino grosso onde sofrem ação bacteriana (flora) e reabsorção de água, processo que estão associados à formação do bolo fecal.
Os alimentos, de acordo com o tipo de nutrientes que possuem, são divididos em plástico, energético e reguladores. Alimentos plásticos são ricos em proteínas; estas são compostos formados por aminoácidos. Alimentos energéticos são os que fornecem energia para as atividades do organismos; são ricos em açucares (glicínias) e gorduras (lipídios). Os alimentos plásticos e energéticos, para serem utilizados pelas células, devem primeiro ser compostos através da digestão. Assim, as proteínas são quebradas em aminoácidos; um açúcar como a sacarose é desdobrado em glicose e frutose e as gorduras são desdobrados em ácidos graxos e glicerol. Os alimentos reguladores participam das reações químicas celulares e regulam as atividades do organismo. São ricos em água, sais minerais e vitaminas.
Conclusão
O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da diestão.
Fonte de pesquisa: Educar - Programa de Pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário